Mensagem de boas-vindas
Nadine Trigo
Pró-Reitora para o Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais
da Universidade Fernando Pessoa
Olá!
Bem-vindos ao Workshop Jornalismo de Guerra, organizado pela Universidade Fernando Pessoa e pela ULBRA, Universidade Luterana do Brasil. Este é mais um marco numa colaboração que é longa, entre duas Universidades que, mais do que parceiras, são quase irmãs. Marcamos a vida uma da outra, em várias ocasiões, e esta é mais uma.
Obrigada à organização, quer da parte da UFP, quer da parte da ULBRA. Esta é uma reflexão oportuna que não oportunista. A todos os alunos de Comunicação Social, Jornalismo, Estudos Mediáticos que escolheram juntarem-se a nós, Obrigada também. Estamos certos e esperamos que sintam, mesmo, que fizeram a escolha certa.
No mundo, que é o vosso, marcado pela chamada 'pós-verdade', ser jornalista é cada vez mais difícil. Não só porque deveriam, ou devem, de acordo com o vosso Código Deontológico, defender a Verdade, acima de tudo, mas as influências que marcam o vosso trabalho, a ingerência de governos e de outras formas de pressão, no vosso trabalho, torna-o cada vez mais difícil.
Dizemos nós, ou disse alguém, que a primeira vítima da guerra é a Verdade. Esperamos que para vós, a primeira vítima do vosso trabalho, nunca seja a Verdade...
Obrigada.